quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Saudosa Ponta da Serra

No final dos anos 40 e 50, do século passado, tinha, aproximadamente, umas 30 famílias , todas com o mesmo padrão de vida, ou seja, pobres.

Os utensílios domésticos eram quase nada: uma dúzia de pratos, outra de colheres, um caritó, uma mala para as roupas, um caixote para por os pratos. Redes para dormida, e poucas camas. Um pilão , um moinho, várias cabaças e cuias, e os potes de barro não podiam faltar. As arupembas , o balaio e a esteira.

Os animais domésticos eram uma cabra e uma porca. Um paiol de milhos, o arroz era mais difícil, um ferro de passar à brasa.

Os mais folgados tinham cavalo, o menos jumento. A água para o consumo era carrega na cabeça ou em ancoretas, em animais, pois era distante.

A missa era mensal, e para os moradores era um momento de rever os amigos.

Havia uma sapataria, mas de uma fábrica de cigarros, casas de jogos de azar, um bilhar, umas três bodegas de cachaça, e um bom tocador de harmônica, e outro de violão e banjo, Havia serenatas

O Café Central, de Maria e Violeta, outro que servia caldo, que era o de Mãe Véia, o Café de Sulidade. Sempre tinha os humoristas que botavam apelidos nas pessoas, como Chico Penca, Cago, Bamba, Frandão, Pagueira, Nó grosso, Montanha.

À noitinha, as famílias ficavam nas calçadas, trocando idéias, ouvindo as novidades jornalísticas trazidas por Zé de Ciço, lido ou ouvido no rádio de Vicente Brito ou José Amâncio, lá na Palmeirinha dos Brito, ouvida pela rádio Sociedade da Bahia.

Os movimentos políticos, como na última eleição de Getúlio Vargas, e depois seu suicídio, que abalou todo o Brasil. As dificuldades para ir ao Crato, pois, só tinha um caminhão, o da feira, mesmo assim, no inverno era uma aventura. Já com a chegada do jipe, facilitou mais para os noivados ir até o Crato. Antes essa viagem era feita a cavalo.

O balneário era o açude de Seu Belo, que não faltava gente para o banho e as lavadeiras.

Nos anos 60 chega o rádio e radiola a pilha de Edival Ribeiro para animar as Tertúlias.

Era uma juventude bem mais sadia.

Estas são algumas das minhas lembranças.

Edval Cirilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário